sábado, 13 de fevereiro de 2010

Atividade Física e Emagrecimento

Nosso corpo passa a maior parte do tempo ajustando suas funções em busca do equilíbrio orgânico, qualquer mudança que aconteça quando há um estímulo externo o organismo procura uma readaptação à nova situação.
O ato de levantar da cadeira do escritório e ir ao banheiro, por exemplo, já provoca um aumento dos batimentos cardíacos e uma adaptação ao estímulo.
Podemos então afirmar que quando se inicia qualquer exercício físico há um aumento inicial dos batimentos cardíacos e após um período há uma estabilização mostrando que o organismo atingiu o equilíbrio para aquela atividade.
Atividades eficazes para perda de gordura são aquelas em que o organismo gasta mais energia durante um longo tempo e isso acontece quando há uma estabilização dos batimentos cardíacos durante a atividade aeróbia, sendo as mais comuns, corrida, caminhada e andar de bicicleta. Dentre essas a atividade a que tem o maior gasto energético é a corrida, devido à grande quantidade de grupos musculares utilizados para se deslocar.
Para iniciar um trabalho de corrida é muito simples, é preciso se preocupar somente com o tênis adequado, os tênis com estilo “Running” são mais indicados, pois esses possuem algum tipo de amortecimento e são mais confortáveis.
O segundo passo é reservar um horário fixo para treinamento de aproximadamente 50 minutos. Comece com uma caminhada leve ou moderada de mais ou menos 10 minutos para elevação dos batimentos cardíacos, faça alongamentos dos músculos do tronco, membros inferiores e superiores. Inicie com uma corrida leve e aumente a intensidade gradativamente acumulando um tempo próximo de 30 minutos e termine diminuindo a velocidade chegando á caminhada. Um leve alongamento no final também é recomendado para relaxar a musculatura.
Prefira um percurso plano e não se esqueça de sempre se hidratar e claro jamais ultrapasse seu limite à condição física é aumentada de maneira gradual, e futuramente será possível aumentar o tempo de treino, bem como a velocidade da corrida.


THIAGO ROCHA
PERSONAL TRAINER -CREF 061533 G/SP
thiagorocha.personal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário