quarta-feira, 21 de julho de 2010

EXERCÍCIO FÍSICO E SISTEMA IMUNOLÓGICO

Culturalmente nossa sociedade não tem o hábito de praticar exercícios físicos, isso pode ser explicado pela loucura do mundo capitalista, mas não podemos entregar porque o sistema imunológico não suporta muito estresse. Podemos ajudar nosso organismo reservando um tempo para a prática de exercícios físicos.

Sistema Imunológico, como ajudá-lo?
O sistema imune faz parte de um eixo de equilíbrio do nosso corpo onde interagem fatores psicológicos, neurológicos, imunológicos e endócrinos, quando sofremos alguma alteração em qualquer um desses fatores há um desequilíbrio desse eixo e como conseqüência a defesa orgânica fica vulnerável a ação de microorganismos como bactérias e vírus. Para ajudar nossa defesa podemos ativar o sistema muscular que interage diretamente com o eixo do equilíbrio orgânico, pesquisas mostram que exercícios aeróbios moderados aumentam as respostas dos mecanismos de defesa do organismo. Isso porque estimula a produção de glóbulos brancos (leucócitos, neutrófilos) que são responsáveis em capturar microorganismos e neutralizar suas ações destruidoras. Com o aumento do número dessas células ficamos mais protegidos contra vírus, bactérias, fungos e vermes.

Resumindo, podemos reforçar a defesa do sistema imunológico com exercícios físicos moderados pelo menos duas vezes na semana.

Corrida é uma ótima aliada.

Bom esse é mais um ótimo motivo para começar uma atividade física, a corrida é a atividade que mais estimula nossa defesa, além de ser a mais eficaz na perda de gordura, na saúde cardíaca, bem como no tratamento de disfunções fisiológicas como diabetes, pressão alta, colesterol, etc.

THIAGO ROCHA
PERSONAL TRAINER - CREF 061533 G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário