terça-feira, 19 de outubro de 2010

OS MAIORES ERROS DA DIETA

Confira os maiores erros de quem faz dieta de emagrecimento sem orientação profissional:

Pular o café da manhã:
Muitas pessoas não realizam essa refeição, por falta hábito, por pressa ou então, pensando em cortar calorias da dieta. Mas, isso é um erro, pois o café da manhã é a base energética para o dia. Se não for realizado, o organismo deixa de fazer a liberação da glicose adequada e suficiente para o dia todo. E passar a manhã de barriga vazia faz com que a pessoa sinta mais fome do que o normal no horário da próxima refeição, assim ela come mais do que deveria nessa outra refeição, consumindo calorias a mais do que seu organismo necessita.

Passar longos períodos em jejum:
Muita gente acredita que ficando longos períodos sem se alimentar irá emagrecer, porém isso não é verdade. Para que o nosso metabolismo esteja sempre ativo, o ideal é se alimentar a cada 3 horas, assim ele gasta mais calorias. Além do mais, ficar longos períodos em jejum, gera uma ansiedade maior, e isso faz com que a pessoa coma mais do que comeria normalmente quando for fazer a próxima refeição.

Mastigar muito rápido:
Uma mastigação adequada é fundamental para uma boa nutrição.
Quando não mastigamos corretamente, temos a tendência de comer mais do que o nosso organismo necessita, pois o organismo demora 20 minutos para enviar uma resposta ao cérebro de que estamos satisfeitos, por isso, se mastigamos menos, comemos mais.

Excluir algum nutriente da dieta:
Nunca devemos excluir nenhum nutriente da nossa dieta, pois cada um tem sua importância para uma alimentação saudável.
Muitas pessoas quando entram em dieta de emagrecimento por conta própria excluem o carboidrato da dieta, ou até mesmo a proteína. Isso é um erro gravíssimo, pois o carboidrato é a nossa maior fonte de energia para a realização de nossas atividades diárias, e se ele for retirado da dieta, o organismo passa a buscar outras fontes de energia, podendo ocorrer perda de massa magra e flacidez. Já proteína é responsável pela renovação das nossas células, formação de massa magra, fortalecimento de unhas e cabelos.
O ideal é ter uma alimentação balanceada que não exclua nenhum nutriente.

Não beber água:
A água é muito importante para o funcionamento do organismo, ela tem muitas funções como: regulação da temperatura corporal pelo suor, hidratação do organismo, eliminação de resíduos metabólicos e toxinas através da urina, distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue. A água também hidrata a pele, limpa e retira as células mortas. Enfim, são inúmeros benefícios que a água traz para a nossa saúde, por isso, não podemos esquecer de beber água todos os dias.

*Associando uma alimentação equilibrada, com uma boa hidratação e atividade física, podemos garantir uma melhora na qualidade de vida.



Por: Brunna Maria Reis
Nutricionista/ CRN 26608

Nenhum comentário:

Postar um comentário