terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Saiba Mais sobre o Café

O café chegou pela primeira vez ao Brasil em 1727, trazido da Guiana Francesa para Belém.

Em pouco tempo, o café constituía a base da economia brasileira, formando cidades e centros urbanos em diversas regiões do país.
Um dos maiores hábitos na rotina alimentar dos brasileiros, é sem dúvida, tomar um cafezinho de manhã, depois do almoço e depois do jantar.
Todas as vezes que tomamos café contribuímos muito para o nosso bem- estar físico e mental.
Conheça os benefícios que o café traz para uma vida mais saudável:

COMPOSIÇÃO QUÍMICA:
O grão verde de café possui potássio, ferro, zinco, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão de café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeo. E, em maior quantidade que a cafeína, a bebida possui os polifenóis antioxidantes chamados ácidos clorogênicos.

CAFÉ, EXERCÍCIO E ATLETAS:
Quem consome café regularmente pode ter um aumento dos níveis de endorfina no cérebro. Isso faz com que os atletas não se cansem facilmente e sigam adiante até atingir além do ponto máximo de cansaço físico e com a força mental.

CAFÉ E DIABETES:
Estudos modernos mostram que o consumo regular de café protege contra o surgimento do diabetes do adulto (tipo II).
Estudos recentes sugerem que o consumo diário de até 6 xícaras de café pode prevenir o surgimento da doença, não devido à cafeína, mas aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos ou aos minerais como o magnésio.
As pessoas diabéticas devem adicionar a bebida adoçantes.

CAFÉ, ALCOOLISMO E DROGAS:
Durante a torra adequada, o café forma produtos que ajudam a inibir o desejo de consumir álcool e outras drogas. O controle do alcoolismo, por exemplo, é feito com medicamentos com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene. E o café possui potentes antagonistas opióides, os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos. Essas substâncias podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e de grande ajuda na prevenção do uso de drogas e do alcoolismo.

CAFÉ, DEPRESSÃO E SUICÍDIO:
Recentes pesquisas mostram que o consumo adequado de café pode diminuir o risco de depressão e suicídio.
Todo ser humano apresenta periodicamente depressão, dentro de uma resposta normal do cérebro. Tristeza, angústia, medo, ansiedade, medo, saudade e sofrimento são formas atenuadas de depressão e demonstram a reação do indivíduo na sua adaptação familiar e social, representando reações sadias do convívio humano.
Pesquisas epidemiológicas realizadas no Brasil e nos Estados Unidos entre jovens e adultos, homens e mulheres, comprovam que o consumo diário e moderado de café diminui o risco de depressão e suicídio.

CAFÉ E OBESIDADE:
O café é uma bebida que não tem calorias, desde que consumido sem açúcar. Consumindo dessa forma, o café é considerado uma bebida naturalmente dietética.
Café com leite é mais nutritivo e saudável que qualquer outra bebida artificial ou natural existente, porém, devemos tomar cuidado com a quantidade de café adicionada ao leite para que não seja excessiva.
Como podemos ver são inúmeros os benefícios do café para a nossa saúde, porém, por outro lado, o consumo excessivo do café pode aumentar a irritabilidade, o nervosismo e o ritmo cardíaco. A absorção intestinal de cálcio é prejudicada na presença da cafeína.
Por isso, para evitar os problemas relacionados ao uso excessivo de café, mas não deixar de desfrutar o paladar e as propriedades benéficas desta bebida, deve-se consumir no máximo 3 xícaras e cafezinhos por dia.

REFERÊNCIAS:
http://www.cafeesaude.com.br/
http://www.positivelycoffee.org/
SALVADOR, G.; BULTO, L. Larousse da dieta e da nutrição. São Paulo. Larrouse do Brasil Participações LTDA. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário