segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que são alimentos Transgênicos?

Os alimentos transgênicos são aqueles produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. A engenharia genética permite transferir um gene de um organismo para outro, podendo ser da mesma espécie, ou não.
Os alimentos transgênicos são aqueles que tiveram introduzido entre seus genes um novo gene ou fragmento de DNA, pelo processo de DNA recombinante ou engenharia genética.
A partir da década de 60, surgiu a engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante, com técnicas que permitem a manipulação do ácido desoxirribonucléico (DNA).
O alimento é modificado no seu código genético, fazendo com que os resultados sejam rápidos e precisos.
No Brasil, desde os primeiros alimentos transgênicos produzidos, em 1984, defende o principio da precaução, e com o decreto no 3.871, de 18 de julho de 2001, insiste na prioridade de informação por meio de etiquetas nos produtos transgênicos.
O principal problema dos alimentos transgênicos, reside na dúvida que se coloca sobre sua inocuidade, pelo fato de seu código genético ter sido modificado em um laboratório.
Entre os alimentos transgênicos mais produzidos estão: soja, trigo, milho, algodão, canola e batata.

Alimentos Transgênicos na Saúde
A tecnologia do DNA recombinante permite a transferência específica de novos genes para uma planta, alterando, portanto, a sua composição. Essa alteração envolve efeitos intencionais, relacionados à característica do gene introduzido, e efeitos não intencionais, decorrentes dessa inserção ou da manipulação genética conduzida.
Os riscos potenciais estão, portanto, associados ao novo DNA introduzido, ao produto de expressão desse DNA (proteína) ou a efeitos não intencionais. A simples ingestão de DNA adicional não é considerada perigosa, já que o DNA/RNA são ingeridos normalmente através de dietas. Essas proteínas formadas nos alimentos transgênicos é que podem ser tóxicas, ter ação anti nutricional ou causar algumas mudanças no valor nutricional do alimento (Lajolo, Nutti, 2003).
Um outro fator é que a inserção de um DNA nos cromossomos pode alterar a expressão de outro gene, produzindo possivelmente uma substância indesejável (Lajolo, Nutti, 2003).

Aplicações de interesse dos alimentos transgênicos

Agricultura e agronomia: tolerância aos herbicidas, resistências a vírus, inseticidas, fungos e bactérias. Resistência ao frio, à geada e à salinidade.
Alimentação humana e animal: modificação no processo de maturação, conservação, melhorias na qualidade nutricional e organoléptica. Redução de elementos tóxicos e alergênicos.
Medicina: obtenção de proteína e enzimas para produção posterior de substâncias de interesse terapêutico.
REFERÊNCIAS:
RG NUTRI. Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/trangenicos.php.
SALVADOR, G.; BULTO, L. Larousse da dieta e da nutrição. São Paulo. Larrouse do Brasil Participações LTDA. 2004
Por: Brunna Maria Reis
Nutricionista/ CRN: 26608

Nenhum comentário:

Postar um comentário