quarta-feira, 14 de abril de 2010

Soja - Um Alimento Poderoso!

A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha). É rica em proteínas, lipídeos, fibras e algumas vitaminas e minerais.

Na soja encontramos uma classe de fito- hormônios (hormônios de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.
Há milhares de anos, é reconhecida como um alimento de qualidade por seu alto teor energético e pela excelência de sua proteína.
Os estudos científicos realizados nos últimos tempos comprovaram os efeitos benéficos da soja e das isoflavonas em diferentes doenças não transmissíveis, entre elas, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer (Munro, ET AL, 2003).
Rica em fibras, vitamina B, ácido fólico, iodo, magnésio, potássio e fósforo, a soja demonstra também efeitos na prevenção de tumores, aterosclerose e na redução do mau colesterol (LDL).
Recentemente pela verificação de grande concentração de isoflavonóides, foram comprovados os benefícios de sua utilização como medicamento fitoterápico no tratamento alternativo dos sintomas da menopausa e do climatério.

Conheça os principais alimentos derivados da soja:
- Óleo de Soja: é um dos tipos de óleo mais consumido no mundo.
- Farelo de Soja (resíduo proveniente da extração do óleo): pode ser utilizado como alimento para animais, visto que contém de 40 a 55 % de proteína.
- Farinha de Soja: pode ser usada na indústria alimentícia para enriquecer pão, biscoito, macarrão, produtos infantis, misturas para sopas.
- Concentrado e isolados protéicos de soja: são mais caros que a farinha e sua aplicação restringe-se aos produtos ela não pode ser empregada.
- Proteína texturizada de soja (PTS): pode ser obtida por "extrusão" e por "fiação". No primeiro caso, a PTS apresenta teores mais baixos de proteínas sendo utilizadas no preparo de hambúrgueres, bolinhos de carne e outros produtos cárneos. No segundo tipo, ela apresenta elevado teor de proteína e é utilizada na fabricação de produtos semelhantes à carne (bife), presunto, entre outros, devido à sua estrutura fibrosa mais definida.
- Extrato protéico de soja (leite de soja): é um alimento que possui a aparência muito semelhante ao leite de vaca. Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Em geral, são aromatizados.
- Queijo de soja (tofu): elaborado a partir do leite de soja apresenta cerca de 135 calorias em 100 g e cerca de 12,5 g de proteína.
- Missô (pasta de soja) e shoyu (molho de soja): basicamente são usados como temperos na culinária oriental
- Soja torrada: possui a aparência de um amendoim torrado e pode ser consumida como tal.

Como colocar mais soja na mesa?
- Enriqueça o iogurte natural com soja
- Inclua nas saladas e como acompanhamento de pães o queijo de soja
- Utilize o leite de soja para preparar sucos de frutas
- Enriqueça o feijão convencional, misturando-o ao feijão de soja
- Prepare as saladas com feijão de soja
- Inclua em seu cardápio como prato principal carnes feitas à base de proteína texturizada de soja como: almôndega de soja, kibe de soja e hambúrguer de soja
- Para aperitivos, opte por soja torrada aromatizada

* O consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

REFERÊNCIAS:
CYBER DIET. A soja é um alimento completo? Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010528_nut_soja.htm
DUARTE, V. Alimentos funcionais. Porto Alegre. 2006, p 94.
NÓBREGA, F. J. O que você quer saber sobre nutrição. Perguntas e respostas comentadas. Barueri. 2008, p 469.
RG NUTRI. O papel da soja na formação hormonal. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/

Por: Brunna Maria Reis
Nutricionista/ CRN 26608
brunna.nutri@yahoo.com.br


CONHEÇA A NOSSA LINHA DE PRODUTOS A BASE DE SOJA:
http://www.maisvidaesaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário